Poder Legislativo de São Mamede/PB realiza primeira Sessão Itinerante e se torna pioneiro no Vale do Sabugi

O Poder Legislativo de São Mamede/PB realizou na última terça-feira (19/11/2013) a primeira Sessão Itinerante da instituição, entrando para a História como a primeira Câmara de Vereadores do Vale do Sabugi a levar seus trabalhos às comunidades rurais. O projeto, de autoria do atual Presidente, Vereador Francisco Junho, visa aproximar os Gestores da população, dando maior ênfase às solicitações dos sãomamedenses, viabilizando alternativas e dinamizando a resolução de problemas, melhorando, assim, a qualidade de vida dos mesmos.

A comunidade escolhida para o pontapé inicial do projeto de sessões itinerantes foi o Assentamento Nossa Senhora Aparecida II, comunidade amplamente assistida pela Gestão Executiva, através de projetos elaborados e aprovados pelo Legislativo, a maioria da pasta de Infraestrutura e Agricultura, a exemplo dos serviços de terraplanagem, assoreamento, melhorias de acesso viário, abastecimento d’água, distribuição de insumos agrários, dentre outros já realizados.

Autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade local prestigiaram o evento, dentre eles os atuais Gestores Executivos, Dr. Francisco das Chagas Lopes de Souza (Prefeito), Eva Bezerra de Lucena (Vice-Prefeita), Gabriel Bezerra Montenegro (Técnico Agropecuário) e José Adriano Gomes da Costa (Veterinário), representantes da COOPTERA (Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos da Reforma Agrária na Paraíba Ltda.), dentre outros.

Os representantes da COOPTERA enalteceram os serviços prestados pelos Poderes Legislativo e Executivo aos assentados sãomamedenses, salientando que em outros Municípios não há um vínculo tão firme entre as partes. A Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba, com sigla COOPTERA/PB, atua desde 1999, guiada pelos valores do Cooperativismo. A Cooptera segue diretrizes da autogestão e tem por finalidades primordiais prestar serviços de Assistência Técnica para a elaboração de projetos produtivos, conforme lei n° 11.188 de 11/01/2010, planejamento do uso do solo, utilização dos recursos naturais, preservação do meio ambiente, cultivos orgânicos, planejamento de industrialização e comercialização, visando à melhoria da produção agrícola, pecuária e pesca. Também oferece assessoria na área educacional, jurídica, contábil, administrativa e financeira, bem como a área econômica e social de seus cooperados. A Cooptera admite cooperados para prestação de serviços com abrangência em todo o território nacional.

Todos os Vereadores presentes usaram da Tribuna para enaltecer a importância do Projeto Itinerante de autoria do Vereador Francisco Junho, bem como apresentar projetos e proposições que visam dinamizar e cumprir os objetivos do mesmo.

O Prefeito Dr. Chagas, em sua fala, enalteceu a iniciativa do Poder Legislativo, bem como explanou sobre as diversas ações do Poder Executivo em prol das comunidades rurais sãomamedenses, dentre elas destacando as ações de combate a seca, transporte escolar, atendimento de Saúde, dentre outros. Além de suas explanações, o Gestor ainda respondeu questionamentos de populares, bem como de Vereadores acerca de vários projetos e ações desenvolvidas em seu mandato, conforme pode-se ouvir, na íntegra, o audio da sessão na nossa página inicial.

Segundo o Vereador e atual Presidente do Poder Legislativo, Francisco Junho, outras comunidades receberão as sessões itinerantes em breve, fazendo das mesmas um elo contínuo entre os anseios e reinvindicações da comunidade com os Gestores.


ASCOM / Portal São Mamede (@joacirmedeiros)

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO MAMEDE

Rua Presidente João Pessoa Nº 25 - Centro

São Mamede - PB

Tel: (83) 3462-1248

  • Facebook
  • Instagram